segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma tarde em Chablis...

Bonjourrrr, bom hoje fiz um passeio que eu queria fazer faz um tempo, como só tinha hoje de folga, a minha próxima folga é só no outro domingo, combinei com o portugues e os outros brasileiros de irmos a Chablis (eles ja conheciam), para quem não sabe Chablis é a região dos vinhos brancos, e os vinhos só podem levar esse nome se forem produzidos nessa determinada região, são vinhos muito bons e bastante conhecidos por aqui!
Saimos aqui de Joigny la pelo meio dia, o dia estava muitoooooo quente aqui e muito abafado, esse calor começou ontem, acho que é o verão chegando por aqui.....mas estava muito calor mesmo, acho que 36 graus! Depois de uns 40 minutos de estrada chegamos a Chablis, em primeiro lugar a estrada é sensacional, muito linda, e depois a villa de Chablis é encantadora também....como todas essas vilinhas aqui da Europa, muito linda, com casinhas, bistrozinhos, flores para todos os lados e em especial Chablis tem muitass caves, me lembrou Beaune um pouco, em relação a quantidade de coisas de vinhos que se ve por la!


Um pouco da estrada!


Dificil escolher pra onde ir...!












Ja que ainda não conheci ir pra Provence, um pouquinho de lavanda para matar a vontade...rsrs!

Andamos um pouco a pé pela vilinha e paramos em um restaurante para comer, a comida é bem gostosa, mas demora muitoooooooooooo, estava bem cheio, parece ser famoso por la, eu comi um filé de tilapia no papelote.....estou mais light agora...rsrs...mas estava muito gostoso! Tomamos um vinho Chablis, é claro!
Coisas da França, não conseguimos pedir sobremesa, porque ja estava tarde, nunca vi isso na minha vida, você almoça em um lugar mas a sobremesa você não pode comer, porque esta tarde????...rsrs...sendo que ainda tinha varias mesas cheias no restaurante...massss, não adianta nem descutir...rsrs! Ah, o preço também é bom, meu peixe foi 12 euros!


Restaurante que almoçamos!


Tilápia!

Bom, saimos de la e fomos a uma cave fazer uma degustação, os meninos compraram 2 garrafas por la, tem caves de degustação por toda a vila....depois pegamos o carro e demos umas voltas pelas plantações de vinho que tem ali em volta....então pegamos a estrada de volta que passa por todas as vilinhas e todas cercadas de plantações de vinhossss, achei muitoooooo lindooo, adorei, paramos um pouco o carro na beira de um rio para ver se o calor dava uma amenizada..rsrs...mas de nada adiantou!!!


Rio que paramos...!




Uvass.... :)



Continuamos até uma cave bem grande e bem conhecida por aqui chamada bailly lapierre ( http://www.bailly-lapierre.fr/index.php) a que nós fomos fica em Saint-Bris-le-Vineux, lá você paga 5 euros para fazer a visita e ao final da visita você faz degustação de 2 vinhos e leva a taça como lembrança! Mas a cave é surreal de grande, e dentro da cave tem varias esculturas esculpidas na própria parede da cave...bem legal, e cada escultura tem uma história que o guia que vai com a gente vai explicando tudo....vimos a máquina que empilha as garrafas...vou postar um video mostrando!


Entrada da cave!

Esculturas na parede!





Degustação!


Como eles colocam as garrafas empilhadas!!! Adorei isso!

Gostei muito dessa cave, é bem diferente das que eu visitei em Baune que são menores, mais artesanais!
Depois de muitas degustações e um sol muito quente na cabeça, voltamos a Joigny!!!

Bom é isso gente, amanhã começa mais uma semana de trabalho e a saudades aumenta um pouquinho a cada dia!!!

Gros bisous!!!
Au revoir!

3 comentários:

  1. Té* !!! Que delicia Chablis - adorei conhecer atraves de vc (estou num teclado de tablet com acentos escondidos). Lindas fotos como sempre (estou salvando umas para guardar) adorei aquela sua com as lavandas. Sante! Beijoss Beto

    ResponderExcluir
  2. QUE LEGAL! MUITO BACANA ESSA CAVE, HEIN?
    BEIJOS PAI

    ResponderExcluir
  3. Humm, que delicias hem? quero ir de novo com você! bjos Beto

    ResponderExcluir