sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais uma....!

 Oi gente, em primeiro lugar desculpa a demora para postar...é que tinha programado um post que deu errado....eu filmei a cidade toda aqui, mostrando como é tudo...só que deixei a maquina de pé, e a filmagem ficou toda de lado....rsrs..não acreditei quando eu vi...então tenho que fazer tudo de novo, mas não tive tempo!
Bom, essa ultima folga fui a Chartres, fui eu e o Rodrigo ( o outro brasileiro que esta aqui), fomos à casa do Yves, o português que trabalha aqui no hotel com a gente, na verdade é a casa da mãe dele! Saimos do trabalho domingo a noite e fomos, são duas horas de carro daqui, fomos no carro dele!
Como de costume eu dormi aqui e acordei la...rsrs...é só eu entrar no carro e começar o balanço que eu vou longeeeeee!!!
Chegamos e dormimos, pois chegamos tarde!!!
No dia seguinte, acordamos e logo fomos a Catedral de Chartres, que segundo a Unesco é monumento histórico e cultural!
Realmente é bem bonita e gigantesca, tinha muitos turistas por la, se você quiser você pode pagar, para menores de 25 anos é 4,50 euros, e ai você sobe até o topo da catedral, é uma escada gigantesca, e me deu um pouco de claustrofobia, porque ela é em caracol e fininha, e toda fechada, e você sobe, sobe, sobe e não vê fim...da um pouco de aflição, mas valeu a pena, pois a vista é linda....o dia estava nublado então não ajudou muito..mas mesmo assim estava bonito!!


Tem uma parte da cidade que é toda de pedra, é lindo, os muros também...era para proteger o povo antigamente...!




A famosa catedral de fundo! Você ela por quase toda a cidade!





Achei esse jardim lindo...na frente da Office de Turisme!


Tem um rio que corta a cidade! Desculpa, mas não sei o nome...rsrs...vou perguntar para o portugues!




A Catedral, eles estavam fazendo manutenção dos vidros, por isso esses andaimes na frente!


Os mosaicos de vidro...lindissimo!


O pano que Nossa senhora usava!!!


Depois de subirr muitooooooo a vista la de cima...rsrs!


Na escada!!


A escada....rsrs!


Vista do topo da Catedral!

O jardim da casa dos padres que tem na frente da Igreja! Muito lindo também!


Esse pontinho preto sou eu no meio do jardim...rsrs!

Saindo da Igreja, andamos um pouco pelo Centre ville, que é onde fica a Igreja, fiquei encantada com duas lojas que encontramos por la, uma é bem parecida com aquela que eu falei que vi em Paris La Cure Gourmande, que eu postei a um tempo atras, que fica na rua da Sacre Coeur, e outra é de chocolate, o português me explicou que é uma loja que todos os lucros são dividios igualmente por todos que participaram da produção do chocolate...é tipo um cooperativa...achei bem legal, e os chocolates ficam em umas barras gigantes, ai você escolhe, ela quebra uma lasca na hora e pesa...foi um dos melhores chocolates que eu comi desde que cheguei...muito bom mesmo!


Essa é a entrada da primeira loja que eu falei, de biscoitos, chocolates, caremelos, nuget e afins..!


Biscoitos...!


banquinha de frutas, todas feitas de massa de amendoas...muito perfeito!


Essa é a loja de chocolates!


Essas são as barras para vc escolher, ai a muhler corta um pedaço e pesa!

Passeamos, mais um pouco e fomos a Decathlon que eu queria comprar algumas coisinhas, fico impressionada como a Decathlon é barata aqui, vale muito a pena!!!
Voltamos para casa deixamos as coisas e já saimos de novo..rsrs...fomos jogar boliche..rsrs..algo que eu não fazia a muitossssss anos...rsrs...não é o meu programa predileto, mas até que eu gostei...rsrs, saimos do boliche e fomos jantar...jantamos no centre ville, em um lugar bem agradável, mas a comida nada demais, comi uma salada que nem vale a pena colocar a foto...rsrs...nada de mais mesmo!


Restaurante que comemos!


E então saimos pelas ruas quando ja havia escurecido e foi lindo, porque em Chartres no verão quando escurece todos os monumentos são iluminados com jogos de luzes....ficam passando imagens nos monumentos, a cidade fica toda iluminada e todo mundo sai pra ver....adorei é lindo....minha máquina não tira foto boa no escuro, por isso vou colocar uma filmagem da que eu mais gostei!!


Iluminação noturna!


Esse vídeo é de mulheres lavando roupa, pois nesse rio se lavava roupa antigamente!

Voltamos para casa a mãe dele que é um amor de pessoa, mas não vimos muito pois ela trabalha quase o dia todo, havia feito arroz docee....uhmmm delicia!
E eu desde que cheguei aqui queria fazer brigadeiro, nesse dia a tarde passamos no Carrefour e eu comprei lait concentré sucré e nesquik, e chegando na casa dele fiz....o leite condensado é igualzinho, e ficou uma delícia...eles adoraram...a próxima vez vou fazer aqui no hotel para o pessoal!!! Só faltou o granulado de verdade, mas não achei por aqui!


Primeira fornada de brigadeiros na França!

No dia seguinte, fomos em um lugar que eu queria muito ir que se chama Picassiete, é uma casa que o cara que morava, fazia um monte de desenhos pela parede com cacos de prato, masss, estava fechado as terças -feiras...rsrs..então nada feito, não conseguimos conhecer dessa vez, ficou para a próxima, então fomos a um mercado que tem aqui que vende os produtos da região, muito legall adorei, adoro esses mercados que tem aqui, seguem algumas fotos, lá além de você fazer compras você pode almoçar também, não comemos por la, pois tinha uma espera de 30 minutos e nós estavamos com um pouco de pressa, mas parecia ser bom e não é caro, acho que era 15 euroa, entrada, prato principal e sobremesa!


Essa é a entrada do mercado! Adorei lá!












Arrumamos tudo e voltamos para Joigny, pois na terça aconteceu aqui na França a Fete de la Musique, em todas as cidades, na villa tem palquinhos com bandas por todos os lados, para todos os gostos e tipos, com barraquinhas de batata frita, sanduiches e cerveja...muito legal, primeira vez que eu vi tanta gente junta aqui...rsrs....adorei...até lembra um pouco o clima brasileiro....gostei muito!!! Aqui em Joigny como é minusuculo, só tinha 1 palco, fomos a Auxerre que fica a uns 20 minutos daqui, eu acho la lindo....e aquela noite estava linda, toda iluminada...adorei!!!
Seguem algumas fotos...espero que vocês gostem!!


Auxerre!








Brasileiros :)))



Essa semana me sinto mais acostumada com a vida aqui, a saudades aumenta um pouquinho a cada dia, mas penso que seja normal e vou ter que conviver com isso....não tem jeito!
Ja se passaram quase 3 meses...quando penso que só faltam 6 meses parece que é pouco, mas não sei quando paro pra pensar direito parece que falta muito...rsrsrs!!!!
Logo logo to de volta!!!
Saudadesssss!!!

Au revoir!
Bisous!

3 comentários:

  1. QUE LEGAL CHARTRES. ADOREI. OS VITRAIS MARAVILHOSOS. O MERCADO E AS RUAS TAMBÉM. AQUELE JARDIM É LINDO MESMO. BEIJOS, TE AMO E ESTOU COM SAUDADES. BISOUS

    ResponderExcluir
  2. ESQUECI DE FALAR DA ILUMINAÇÃO NOS MONUMENTOS E DOS CONJUNTOS DE MÚSICA. BÁRBARO. BJS

    ResponderExcluir
  3. oi Stela, voce vai aguentar sim essa vida dura de cervejas, croassaints, é assim que se escreve? chocolates belga, bistrozinhos, etc etc.estou eu aq1ui na minha petit maison, lendo seu blog de traz para a frente, já é tarde e quero ir até o começo de sua viagem.fique firme que voce tem muitas coisas boas para contar.bjs.lucia.

    ResponderExcluir