domingo, 15 de maio de 2011

Lyon...

Então, tive minha primeira folga, e o programa da folga é ir no supermercado e ficar horas la vendo tantas novidades ou ir no Mcdonalds para pegar internet, pois o sinal que eu tenho é muitoooo ruim! Na segunda folga, era feriado de páscoa aqui e tinha uma feira de comida, uns camelôs e um parque de diversões montado aqui na cidade com tudo que você pode imaginar, até no carrinho bate-bate eu fui....rsrs!!


Amoooo essas barracas de frutas secas e especiarias que tem aqui!!! Acho lindo, pena que não posso levar tudo para o Brasil!

Até então as folgas tinham caido na segunda e na terça, eu tinha achado estranho pois toda segunda é a netoyage dos estagiários, isso é a limpeza dos escraviários...rsrs...acho que o chef nos poupou nas primeiras semanas! Na terceira ja fui chamada, então a folga foi metade da segunda, terça e metade da quarta....sem problemas, não me incomodo, só me incomodo com a limpeza...rsrs...mais isso faz parte da profissão que eu escolhi!
Na folga seguinte, tive sorte, fui convocada de novo para a limpeza, só eu, os meninos não...rsrs...eles são machistas por aqui...kkk...brincadeira, acho que é só uma questão de escala, bom, mais foi bom, pois no domingo a noite não teve quase ninguém para comer, apenas 4 couverts, então o chef deixou a gente fazer a limpeza no domingo, e deu 2 dias e meio de folga, eu com sede de conhecer a Europa decidi que tinha que aproveitar, pois pra quem vai ter q fazer sempre viagem de 2 dias, meio dia já adianta e muito, deicidi por algum lugar mais longe, Lyon, falei com os meninos, mais um a folga não batia e o outro não se animou nem um pouco....eu fiquei meio assim, mais decidi que estou aqui, sozinha, não posso ficar dependendo de ninguém para fazer as coisas que quero, vou viajar sozinha e criar a minha independência na França....sem ao menos falar a língua deles...rsrs! Falei com meus pais, que como sempre me apoiaram, e falaram lógico vai mesmo!
Entrei na internet, vi passagens, albergue, pontos turísticos, anotei tudo em um papel, arrumei minha mochila e no dia seguinte acordei as 6.00 da manhã e fui para a estação! Tavaaa mto frio, dificil acordar cedo aqui!
Bom, em primeiro lugar para ver horários de qualquer passagem acessem o site http://www.sncf.com/, lá tem tudo horário, preço...e tudo certinho, fiquei com medo do horario não bater, mais é exatamente o que esta no site! Então as 7.30 peguei um trem para Paris -Gare  de Bercy, chegando na estação peguei metro e fiz baldeação para Gare de Lyon (para ir de uma estação para outra é muito perto e tem que pegar a linha 14 do metrô), e na Gare de Lyon comprei a passagem para Lyon (ah entes de comprar eu fiz a carta de redução, para pessoas que tem de 16 a 25 anos, você paga 49 euros e durante um ano paga metade do preço de qualquer passagem, vale mto a pena), eu paguei 98 euros ida e volta, ja comprei a de ida e de volta! Aqui é sempre bom você ja ter as passagens de metrô, quando for comprar uma ja compre varias, pois a noite as bilheterias nao funcionam! Na gare de Lyon, você compra todas as passagens geralmente para viajar para o sul da França, depois descobri que eu poderia ter ido pra Dijon e depois pra Lyon, mais não faria tanta diferença!
Peguei o trem para Lyon, e cheguei la ao meio dia mais ou menos....chegando perguntei ao taxista se ele conhecia a rua do albergue e quanto ficaria até la, ele disse 9 euros, achei melhor do que ficar pegando metro e onibus sem conhecer a cidade, fui ao albergue da juventude http://www.hihostels.com/ , antes de sair do Brasil eu fiz a carterinha do albergue, porque dai você paga menos, nesse eu paguei 21 euros a noite com café da manhã mto bom, e hostel lindo, bem limpinho e arrumadinho! (a carteirinha custa R$49,00 e você faz pelo site mesmo, eles entregam em casa).

Este é o hostel...lindo, né??!

E essa é a vista do hostel...melhor aindaaa!

Deixei minhas coisas no quarto e tinha uma promoção no hostel se vc pagasse 1 euro la, vc pagava mais barato depois para pegar o onibus que faz o tourcity, sabe aquele onibus de 2 andares que vc anda pela cidade pra conhecer??? rsrs...ele mesmo, é ótimo para vc ter uma noção geral de onde esta!
Paguei 1 euro no hostel, andei pelo bairro St-Jean, conheci a Catedral St-Jean que é lindisssima, e o bairro St-Jean, que também é encantador com suas ruelinhas cheias de restaurantes, amei!

St-Jean

Depois fui ao ponto do onibus, esperei um tempo, fui comprar um sanduiche e quanto voltei havia um papel no ponto dizendo que não haveria mais ônibus aquele dia, então andei por ali, conheci a Praça Bellecour, aonde fica no bairro ao lado de St-Jean, onde tem as lojas de marcas como Channel, Hérmes, etc....e várias outras também! Fiz umas comprinhas na loja H&M, é muito boa, tipo uma C&A mais tem coisas muitooosss bonitas e o preço é ótimo! Ah é por la que fica também aquele grande escrito onlylyon, que é lógico tirei uma foto..rsrs!

Praça Bellecour!



 Voltei ao hostel, tomei um banho e fui atrás do Restaurante brasileiro que meu amigo Eudes Assis, havia me falado, se chama Sambahia, e pra minha sorte era bem pertinho do hostel....fui la jantar, e matar saudades da nossa comidinha! Chegando la, fiquei um tempão conversando com a dona que é uma Paulistana e com a cozinheira que é pernambucana!
Pedi uma picanha acebolada com arroz e feijão e mandioca .....!!
 Depois de tanto andar, voltei para dormir...!!


Muito bom ver essa bandeira quando estamos longe de casa, néee??!!



No próximo post o segundo dia em Lyon, esse ficou mto coprido, também diante de tanta novidade não consigo ser breve...rsrs!
Au revoir!

8 comentários:

  1. Nossa Bibi, está tudo muito legal.
    Esta comprido mas não está chato. As fotos estão incríveis.
    Fui viajando junto com você. rsrs....
    Não pare de escrever.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Té,

    To adorando o blog, não deixe de escrever e de colocar as fotos aqui e no face, adoro!
    Dá pra matar um pouquinho as saudades...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. filha está demais.obrigada por mencionar mamãe.continue pois está maravilhoso...te amo.bjs

    ResponderExcluir
  4. Stella , adorei viajar prá Lyon !!! Tá ótimo ! Conta tudo das comidinhas ....bjs.
    Deborah

    ResponderExcluir
  5. Ah primoca, que delícia!!!!!!!! Aproveite muito!!!!

    ResponderExcluir
  6. Té* - de novo - adorei tudo, as fotos tão otimas e o texto divertido, nāo diminua o tamanho não.

    ResponderExcluir
  7. E a picanha? Tava boa????

    ResponderExcluir
  8. Oi queridossss, que bom tantos comentários, fiquei muitoooo feliz, acabo de chegar de mais uma jornada, que vai sair em um post mais pra frente...daqui a pouco vou postar a continuação desse! continuem me seguindo :)
    gros bisous

    ResponderExcluir