sexta-feira, 20 de maio de 2011

Beaune...

Mais uma semana se passou, sem muitas novidades, e então chegou a outra folga, só dois dias, dessa vez não tive a sorte de poucos couverts domingo à noite, então, segunda de manhã fiz a limpeza, e la pelo 12:30 estava em casa, ainda estava na dúvida se ia viajar, mais decidi que não tinha o que perder, resolvi por Beaune, pois na cozinha o pessoal diz que é muito bonito la, os meninos também não se animaram, então fui sozinha mesmo!
Maiss estava tudo muito fácil, e resolvi complicar, decidi que dessa vez iria com a bike, então entei no site http://www.sncf.com/ e pesquisei os horários e quais eram permitidos levar bicicleta ( quando você pesquisa o horário do trem, se ao lado tiver uma bicicleta desenhada é que você pode levar sua bike gratuitamente), parai ir de Joigny para Beaune, tem que ir primeiro para Dijon e la trocar de trem! Bom, sai de casa umas 14.00 para pegar o trem das 14.20, fui de bicicleta, ah antes de sair ja reservei o hotel, reservei o hotel prémière classe, muito bom, paguei 39 euros. ( não achei albergue na cidade)
Bom chegando a Beaune, a primeira coisa foi procurar o hotel, que era meio afastado da cidade, foi meio dificil achar, mais fui parando e perguntando, no caminho achei a office de turismo, parei la e ja me informei sobre passeios e o que eu poderia fazer no dia seguinte, ainda bem que eu fui de bike, andei uns 15 minutos, mais achei, cheguei no hotel eram umas 17.50, já era tarde, pois as coisas por aqui fecham as 18.00 normalmente, lojas e pontos turisticos, o recepcionista do hotel era portugues, fiquei mutio feliz...kkk..alguém que me entendia!!! Deixei as coisas no hotel e sai para dar uma volta, a cidade é linda, fiquei encantada!!!

Ruelinhas da cidade!


Pela cidade tem muitos muros como esses, acho lindo, era pra proteção antigamente!


Por quase toda a cidade tem ciclovia, para os ciclista é ótimo lugar!

Voltei para o hotel, tomei um banho e sai para jantar, fui a um restaurante que eu ameiiii tudo....foi sensacional, chamado Le Béléna ( http://www.restaurantlebelena.fr/) muito bom, tudo que eu pedi adorei, pedi um menu completo com entrada, prato principal e sobremesa, saiu 15,90 euros e estava tudo muito bom, seguem as fotos.
Não tenho foto da entrada, pois esqueci, mais era uma salada com queijo de cabra quente, que eu amoooo e estou viciada!!!rsrs o queijo vinha envolto em uma massa filo, tipo um pastelzinho assado, vinha uns 4, tomatinhos e folhas verdes....amei!


Esse é o prato principal, uma massa, com salmão e lascas de parmesão DELICIOSA!


Essa foi a sobremesa sensacional, torta de maça com cassis.....muitoooo boaaa!!!!

Bom, no dia seguinte acordei cedo e fui a office de turismo, la se você compra 3 passeios você tem desconto, então comprei 3, para o Hotel Dieu, que é um antigo hospital, muito famoso na cidade, e muito bonito por sinalll, comprei para a motarderie, que é uma fabrica de mostarda e para uma vitivinicultura, chamada Chateau do Pommard, muitoooooooo lindddaaaa!!!!
Primeiro fui ao hospital, sai de la as 10:30 e a fabrica de mostarda era as 11:30 então visitei um outro lugar que ficava em frente chamado Marché aux vins,que são caves de vinhos e muita degustação, logo cedo...rsrs, depois fui a fábrica de mostarda é muito legal, fiz mostarda e conhecemos todos os instrumentos utilizados para fazer, assistimos alguns filmes, conhecemos a flor da mostarda e ao final fizemos uma degustação muito boa, esses dois lugares que visitei primeiro ficam no centro da cidade.....adorei tudo!


L'hotel Dieu, famos pelos seus telhados envernizados!


Cave que eu visitei!!!


Você ia andando e degustando os vinhos que ficavam expostos assim, no inicio da visita você recebe um ''degustador'' não sei o nome!


No fina ainda tem uma plantação apenas de demonstração!!! Uvas Chardonnay e Pinot Noir!


La moutarderie!


Mostarda feita por mim :) São os grãos, vinagre de vinho branco e sal!


Degustação do final....as mostardas são bem fortes, nesse prato tinha a comum, a de cassis e a de estragão!

Depois peguei a bike, e fui atras da estrada que chega ao Pommard, pedi informação ao um moço que muito gentil me levou até o começo da estradinha......meu Deussssss,, sensacional, a hora que eu me vi naquela estradinha de bicicleta cercada por plantação de uvassss....foi uma sensação indescritivel.....e era só euu, eu e as uvas...rsrs...foi demais!!!! Só faltou meu namoradooo lindo :)
Bom cheguei ao Pommard, foi uns 20 minutos pedalando, Pommard é o nome de uma micro região, mais a vitiviniculltura que eu visitei, também leva o mesmo nome!


Caminho, todo o caminho tem essas placas para as bicicletas! Não tem erro!
Cheguei la às 13:30 fui a recepção e o moço disse que a proxima visita era as 14:30, então enquanto esperava fiquei andando por la, havia uma sala de filmes sobre vinho, que eu fiquei um pouco, mais não entendi nada...rsrs..., haviam algumas escultras, duas delas era do Salvador Dalí, muito bonitas, e dentro do Chateau do Pommard tem um museu de arte que estava acontecendo uma exposição de pop arte, que visitei também, ah sem esquecer do jardim magnifico que tem dentro do Chateau, que eu me senti em um filmeeee...foi demais!


Entrada do Chateau do Pommard!


Chateau do Pommard!


Uma das esculturas do Salvador Dalí, em bronze!


A plantação!
As 14.30 começamos a visita, vimos um pouco da plantação e fomos as caves aonde ficam os barris que ficam armazenados os vinhos, foi demais, e depoissss degustação, experimentamos um de 2004, 2006, 2008 e 2010, foi ótimo....o ruim foi ter que voltar depois de tanto vinho, pedalando...rsrs!


O jardim...magnifico!


A degustação!!!rsrs

Chegando ao centro comi um croque monsieur, e peguei um trenzinho que faz um tour pela cidade, ele parte da frente do Hotel Dieu, e demora 45 minutos o passeio, exatamente o tempo que me restava para fazer alguma coisa!

O trenzinho...!!!
Voltando do passeio, fui a estação de trem e fiquei por la esperando o trem, eu ja havia comprado a passagem na ida, pois sabia que o trem das 19.00 podia ir bike ( dentro do trem ao lado da porta, geralmente tem dois ganchos que são para você pendurar a bicicleta, caso seja trem de cabine, você leva a bike até a sua cabine).

Eu e minha parceira esperando o trem!!! :)

Fiz novamente a baldeação em Dijon, e cheguei em Joigny umas 21.00, mais foi ótimo, pois estava de bike, então rapidinho cheguei em casaa!!!
Ameiiiiii Beaune, aconselho a todos, a cidade é encantadora!
Au revoir!!!! Nos vemos em Versaillesss!!! Bisous

3 comentários:

  1. como sempre lagrimas de orgulho.vc é o máximo filha.seu blog está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Tee, muito legal seu blog, que incrivel a viagem ... mto bom ver que voce faz de tudo e nao depende de ninguem ! adorei ... Aproveita mtooo! beijos TETE

    ResponderExcluir
  3. parabéns. está muito bom. bjs, pai

    ResponderExcluir